Pronto, surtei! Todos têm problemas!

 

Olá, posso ajudá-lo?

Olá, posso ajudá-lo?

 O ser humano adora competir, até mesmo em quantidade de doença, ou você nunca encontrou alguém se vangloriando por já ter amputado todos os membros do corpo, fora ter sobrevivido à gripe espanhola e a peste negra?

Entretanto, quando o assunto são problemas, de repente, o ranking desaparece. Subitamente, todos passam a ter uma vida perfeita, são cases de superações heróicas que fariam qualquer psicólogo orgulhoso. E quem está compartilhando, de repente, se torna a pior pessoa na face da terra.

Crendices populares, apelações religiosas, morte, sempre temos aquela frase de efeito de casca de bala que resolve o problema, entretanto esquecemos de olhar para baixo e lembrar que nós mesmos somos uma imensa bola de neve mal resolvida.

Alguns relacionamentos se baseiam nisso, as pessoas odeiam escutar conselhos, mas adoram ter seus problemas resolvidos e acabam criando uma relação de dependência que passa a ser chamado por alguns doentes de “amizade”. Claro que às vezes somos obrigados a tomar atitudes pelos outros, mas em muitos casos é só uma desculpa para não resolver nossos problemas. “Não vou sair de casa porque meus pais não vivem sem mim”, “Não vou mudar de emprego porque a empresa precisa de mim”, “Não vou cortar o cabelo assim porque ele não gosta”. Acabamos pegando os problemas dos outros e tratando como se fossem nossos, claro que é difícil terminar essa relação de dependência e claro que tem conseqüências, mas se colocar nessa situação e criar uma falsa impressão de ser indispensável só está criando mais problemas, para você e para a pessoa.

Bem, eu tenho alguns problemas, quer resolve-los?

 

Anúncios

5 Responses to “Pronto, surtei! Todos têm problemas!”


  1. 1 Liana Gratieri 13 de abril de 2009 às 19:34

    Ai, todos têm problemas mesmo. A diferença está na maneira de lidar.
    Quando eu tenho um problema geralmente fico ansiosa, roendo as unhas e dá pra perceber de longe que eu tô incomodada com alguma coisa. Já outras pessoas ficam tão calmas que parece que a vida tá bem, tá boa.

    Boa sorte aí pra você :*

  2. 2 Pricilla 13 de abril de 2009 às 19:59

    Isso é a mais pura verdade, ter seus problemas colocados como vitrine para as pessoas é um problema..rsrsrs. Queremos parecer perfeitos diante dos outros e etc. As pessoas gostam de dar conselhos, porque assim se sentem importante e passam a imagem de que não têm problemas. Na minha humilde opinião isso é o maldito orgulho do ser humano e seu perfeccionismo. Para mim, problemas geram preocupações, dores de cabeça e as vezes um câncer (afirmação científica, preocupação gera isso) mas, problemas te ensinam a viver, é nos seus erros que vem o crescimento, a evolução. Sem problemas, vc não ganha resistência não arrisca, não quebra a cara e não aprende levantar ao cair. As pessoas não se preocupam, com medo dos fios brancos e preferem se tornar um boneco de luxo e sem nenhuma bagagem no bolso. A verdade é que Todo mundo precisa de problemas, quer comprar?

  3. 4 rodguedes 13 de abril de 2009 às 20:21

    Impressionante! Pricilla, você complementou o post, que já está excelente. É isso aí, a gente só anda na crise, quando tudo está um marasmo, muito bom muito bem, desconfiar é preciso.

    O Sinkos traduziu perfeitamente a condição humana mais comum: problemas aproximam as pessoas mas também podem torná-las dependentes. Isso é loc externo, é viver a vida com base no outro, no que vem de fora.

    Quanto maior a sua capacidade de auto-diagnostico, de se resolver e olhar pra si mesmo, mais agradável será sua amizade e companhia. Porque você irá ajudar na medida em que não se prejudica. Afinal, não adianta pular na areia movediça para tirar alguém de lá. Esticar o galho lhe cabe. Mas é o outro que decide se vai ou não segurá-lo 😉

  4. 5 Rodrigo Chibiaqui 13 de abril de 2009 às 20:40

    Tem um problema quem diz que não tem problemas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: