Pronto, surtei! Insônia Criativa

insonia_criativa

Sou uma pessoa tipicamente noturna, não porque escolhi, simplesmente porque acostumei, sem querer admito, a fazer tudo de madrugada. Durante a escola, por estudar de manhã, fazer milhares de coisas de tarde e só restar a noite para estudar. Durante a faculdade, por estagiar durante o dia, fazer o curso durante a noite e só sobrar a madrugada para fazer qualquer coisa.

Bem, não importa ao certo o motivo, vejo muita gente reclamando de sua insônia, muitas vezes sempre é um problema, pois no outro dia você acorda quebrado, mas quase nada me deixa mais satisfeito do que minha insônia criativa! Adoro acordar cheio de idéias e vontade de produzir, mesmo ultimamente faltando o que fazer, é deliciosa essa sensação capitalista de não estar parado e saber que seu cérebro possui sinapses suficientes para gerar e armazenar novos conteúdos além novas formas de se expressar.

Pena que na agência não me deixam trabalhar de madrugada, não sabem o rendimento que estão perdendo! E você, o que já fez em seus surtos criativos na madrugada?

3 Responses to “Pronto, surtei! Insônia Criativa”


  1. 1 rodguedes 7 de abril de 2009 às 14:17

    “seu cérebro possui sinapses suficientes para gerar e armazenar novos conteúdos além novas formas de se expressar.” Isso é neossinapses xD

    Falando sério, vc foi assertivo quando falou “porque acustumei”. Eu realmente acho que nosso corpo é programável.
    As madrugadas da vida são os horários mais criativos por alguns motivos bem simples.

    Assim como qualquer processador, seu cérebro passa horas do dia adquirindo conteúdo, informações, depois mais algumas horas processando, cruzando, a nível subconsciente essas informações. O resultado dessa sopa de letrinhas acontece justamente de madrugada. Por isso muitas vezes grandes idéias aparecem durante o sono ou de manhã bem-cedinho.

    O legal disso é utilizar a seu favor quando tiver que criar algo novo: passar um tempo adquirindo e processando conteúdo. Depois sair e tomar um café, olhar o céu, relaxar. Naturalmente as idéias irão surgir, assim como no sono, quando você estiver relaxado.

    É claro que a vida corrida hoje em dia não permite 100% desse processo. Mas ambientes que valorizam a criatividade tem que criar métodos para isso.

    O segundo motivo eu te conto em off, você sabe, mentes argutas querem saber 😉

    Ah, o blog está ficando show. Tirando o carinha de olhos vermelhos duvidosos lá em cima. xD

  2. 2 Juliane 7 de abril de 2009 às 17:08

    Adorei o post André! Só fiquei com medo dos olhos arregalados.Rss.
    É incrível como os melhores trabalhos da faculdade eu fiz depois das 11 da noite. Eu chego da aula com vontade de devorar livros e páginas da internet.
    E pensar que antigamente eu desligava completamente as 9:30 da noite!
    Lógico que foi a Camila quem acelerou o meu processo de insônia, mas hoje vejo isso como uma coisa boa. Como a noite é o único tempo disponível que eu tenho, nada mais justo que usá-lo para coisas produtivas e criativas.
    Bj

  3. 3 Gregory Hirata 8 de abril de 2009 às 01:21

    Maldita sociedade controladora que estigmatiza horário de abrir a empresa e fechar, hora de acordar, hora de dormir, hora de almoçar, hora de jantar, hora de estudar, hora de trabalhar…
    se bem que poderiamos culpar tomas alva edison também… luz, eletricidade, tecnologia?? a humanidade realmente avançou desde então?? destruição em massa, genocidios, bombas, armamento pesado, foguetes que alcançam satélites naturais orbitando a Terra… avanços que não espalham remédios aos doentes, comida aos famintos, informação e educação aos excluidos sócio-mundiais, saciando a necessidade daqueles que sentem fome de aprender e saber… sei que o conteúdo está ai, mas a direção em que é distribuido ainda não é correta… iiihhh surtei…

    voltando… tbm tenho insonias criativas… só q eu sou daqueles que no outro dia fica cozido pacas… dai normalmente deito, rodo na cama até capotar… no outro dia se lembro dos devaneios criativos anoto em algum lugar… hehe

    abraço mr surtado


Deixe um comentário

